A Polícia Civil do Ceará, por meio da Delegacia de Combate à Corrupção, deflagrou hoje (6) a Operação Hasta na Prefeitura de Itatira, com 15 mandados de busca e apreensão domiciliares, 38 sequestros de carros e um imóvel. O principal alvo das investigações é Jonas Matheus, filho do prefeito de Itatira, Zé Dival.
Jonas é suspeito de liderar um grupo acusado de fraudes em licitações, peculato, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa no município de Itatira e em outros estados brasileiros.
Operação mobilizou 75 policiais civis. Por aí dá para entender a ameaça que o grupo investigado representa. A ação permitiu bloquear ativos financeiros em centenas de contas bancárias. Não foi revelado o total em dinheiro bloqueado.
Paulo Anderson Alves Mota, filho do vereador Paulo Roberto e cúmplice de Jonas Matheus, chegou a ser preso. Acreditando que seriaM criminosos, recebeu a polícia a bala em sua residência no próprio município. Está preso na Delegacia de Canindé. Ele alega que não falará nada.
Mín. 23° Máx. 29°